sábado, 31 de julho de 2010

REPORTAGEM COM O COMANDANTE MIGUEL MARTIGNONI - SITE BOMBARCO

O Comandante Miguel Martignoni foi procurado pela equipe de reportagem do site BomBarco e forneceu uma entrevista especial para essa conceituada empresa com endereço na internet direcionado ao mercado náutico.
Na reportagem o Comandante Miguel dá dicas e cuidados fundamentais para quem quer velejar com segurança pelo Litoral Brasileiro e aproveitar toda a riqueza da expedição.

DICAS ESSENCIAIS PARA QUEM QUER VELEJAR PELO LITORAL BRASILEIRO
Conhecer novos lugares velejando é um dos desejos dos amantes do mar. Mas, alguns cuidados são essenciais para garantir segurança na viagem.


A Reportagem: http://www.bombarco.com.br/bussola/exibir/dicas-essenciais-para-quem-quer-velejar-pelo-litoral-brasileiro

Conhecer novos lugares e novas culturas à bordo de uma embarcação é uma aventura que muitos gostariam de realizar. Porém, navegar envolve riscos, já que no mar os perigos são constantes.
Para isso, o Bombarco preparou dicas fundamentais para quem quer embarcar numa aventura pelos oceanos. E, consultou o skipper Miguel Martignoni, comandante do Mar de Orion, um veleiro modelo Morgan de 46.7 pés, que passou dicas essenciais para realizar uma boa viagem.
•Ter um barco confiável, que você conheça bem a sua autonomia, tanto de água, diesel e alimentação à bordo é fundamental;
•Mesmo que a viagem dure apenas um final de semana os tanques devem estar cheios. O barco deve ser abastecido no mínimo para 10 dias de rancho;
•Antes de sair para qualquer tipo de aventura no mar é bom checar uma lista de informações como: condições de vento, chuva e ondulação. E levar os equipamentos especiais como: um bom rádio VHF e, se possível, um SSB, um bom GPS e, ainda, uma carta local do passeio;
•Marcar a posição do barco na carta local a cada 3 horas e ler a posição no GPS é essencial para não se perder;
•Nunca deixar de ter um bom equipamento de salva-vidas e deixá-lo em lugares de fácil percepção e acesso;
•Em casos de viagens curtas como Angra dos Reis e Búzios, o aconselhável é não navegar durante a noite;
•Procurar sempre fazer uma navegação costeira, principalmente durante o dia quando o velejador tem total visualização da costa é o mais seguro. Assim a tripulação navegará com mais tranquilidade.
Entre suas preocupações destacam-se os cuidados técnicos que devem ser levados em conta e, principalmente, ele acredita que um comandante deve se preocupar com a segurança e bem-estar de seus tripulantes. “A segurança da tripulação é responsabilidade do Capitão”, afirma o velejador Martignoni.'

Sobre o skipper
Miguel Martignoni é um experiente velejador que já realizou muitas viagens pelo mundo e, atualmente, se prepara para uma nova circunavegação em solitário à bordo do seu veleiro Mar de Órion.
Na aventura, Martignoni pretende percorrer a Costa Brasileira rumo ao Caribe, passando pelos Estados Unidos, subindo a costa até Boston, atravessando o Atlântico caminho aos Açores com escalas na Europa, Arábia Saudita, Índia, Singapura, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Polinésia Francesa. Fazendo a travessia do Pacífico para a Ilha de Páscoa, Arquipélago Juan Fernandes, Porto Monte e Chile e nos Canais, Argentina, Uruguai circundando a Costa Brasileira até o Rio de Janeiro.
No total serão três anos no mar, dando ênfase ao cotidiano dos caiçaras e aos contrastes das culturas entre os países. A ecologia marinha estará em foco, por meio da fauna e da flora que serão motivo de pesquisas e diálogos entre Órgãos Mundiais de Proteção e Desenvolvimento.
Mais informações sobre a Expedição Mar de Orion acesse o blog: http://mardeorion.blogspot.com

Bruna Sales, para Bombarco
Foto: Miguel Martignoni - Bastia na Passagem do Boqueiral, Arraial do Cabo