domingo, 27 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA AO SITE BOMBARCO.COM

MIGUEL MARTIGNONI FALA SOBRE AS ARMADILHAS DO MAR NO LITORAL BRASILEIRO


O skipper Miguel Martignoni fala sobre as armadilhas do mar no litoral brasileiro

Conheça as dicas sobre os lugares perigosos para navegação entre São Paulo e o Rio de Janeiro

20/12/2010

Baixar Ponta do Boi, Ilhabela Montar um roteiro e partir para mais uma aventura em alto mar parece fácil não é mesmo? Mas fique atento às armadilhas que o litoral brasileiro nos reserva. Bancos de areia, corais, passagens estreitas e até ondas muito grandes dificultam a travessia dos velejadores no mar. Por isso, o Bombarco recorreu ao experiente skiper Miguel Martignoni, comandante do Mar de Orion, um veleiro modelo Morgan de 46.7 pés, para montar um guia das armadilhas que os marinheiros, navegadores e velejadores podem encontrar no mar entre São Paulo e o Rio de Janeiro.

Ilhabela -SP

Ponta do Boi - o local fica do lado Sul da Ilha de quem velaja da baia dos Castelhanos para o Bonete. Ali o mar tem ondas grandes e o vento sopra forte no quadrante Sul. A dica é sempre consultar as condições do tempo e, principalmente, da direção dos ventos e tamanho das ondulações.

Parati -RJ

Ponta da Joatinga - ao entrar na Baia de Angra dos Reis, entre Parati e Trindade, localizados no estado do Rio de Janeiro, é bom tomar muito cuidado. Navegar perto da costa é um risco que se corre já que ali existem muitas perdas. O recomendado é navegar a duas milhas de distância da costa.

Ilha Grande-RJ

Ponta do Drago – localiza-se do lado externo da Ilha Grande, apresenta fundo rochoso com profundidades que chegam até 30 metros. As ondas são bem fortes e o marinheiro corre o risco de se perder. Portanto é bom ter em mãos uma carta náutica e prestar muita atenção para que as ondas não te joguem pra perto das pedras da costa.


Ponta de Lopez Mendes – existe uma laje bem perigosa na entrada da baia de Ilha Grande. Na maré baixa é possível observar as pontas das pedras. Da praia de Lopez Mendes até o Farol do Castelhano a travessia se torna bem enjoada, pois o mar cresce de sudoeste e sudeste rapidamente.

Saquarema -RJ

Praia de Massambaba – para os navegantes que vem do Rio de Janeiro até Búzios, e passam por Saquarema, a atenção deve ser redobrada próximo à Praia de Massambaba. Ali a navegação costeira é muito perigosa pelo acúmulo de bancos de areia. Alguns barcos com tripulantes pouco experientes já passaram por dificuldades sérias no local. A recomendação é fazer a navegação com, no mínimo, uma milha de distância da costa.

Cabo Frio-RJ

Ilha do Cabo Frio – também conhecida como Ilha do Farol –, o local reserva uma armadilha, o chamado Focinho do Cabo, parte de fora da ilha. No local o navegador tem duas alternativas: uma é passar duas milhas longe do Focinho ou desviar a navegação para o Boqueirão – estreito da ilha com o continente – neste trajeto é necessário que o navegador se aproxime e navegue bem junto à costa, a uma distância de cerca de sete metros. Uma navegação que exige bastante atenção e comprometimento, já que ali existem bancos de areia, que podem, inclusive, ser reconhecidos nas cartas náuticas. Após entrar no Boqueirão, à boreste da Ilha tem a praia chamada Farol do Cabo. Praia paradisíaca, porém só é permitido o desembarque no local com autorização da Capitania dos Portos da região.

“Tenham todos um ótimo verão. Boas festas e bons ventos”, skipper Miguel Martignoni .
Para mais dicas sobre o litoral brasileiro por Miguel Martignoni acesse o link: http://www.bombarco.com.br/bussola/exibir/dicas-essenciais-para-quem-quer-velejar-pelo-litoral-brasileiro


Bruna Sales para Bombarco
Foto: Bombarco

domingo, 20 de fevereiro de 2011

ANIVERSÁRIO COM A FAMÍLIA E AMIGOS

Em uma surpresa da família e amigos, o Comandante comemora e agradece por mais um ano de vida muito bem vivido.

COMEMORAÇÃO EM FAMÍLIA

 SOBRINHA MICHELLE, MIGUEL E SOBRINHA DÉBORA

SOFIA E MIGUEL - MAIS NOVA MEMBRA DO CLÃ MARTIGNONI

CÉSAR FELICIANO E MIGUEL MARTIGNONI 

AMIGOS E SOBRINHOS

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL EM PROGRAMA DE TV

O Skipper Miguel Martignoni participou como convidado do programa de televisão da TV Aparecida em 15/02/2011 que teve por tema: "Mar", juntamente com artista plástico que tem sua inspiração no mar e com Oceanógrafo da UERJ. Confira um trecho:




PARABÉNS, MIGUEL MARTIGNONI!

Feliz aniversário!


Fazer aniversário é um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.

Nós seguidores do Mar de Órion e admiradores de sua trajetória desejamos a você um ano cheio de amor, saúde e sucesso. É agora que inicia-se seu ano novo! Parabéns!


domingo, 13 de fevereiro de 2011

MIGUEL MARTIGNONI CONVIDADO PARA PARTICIPAR DE PROGRAMA AO VIVO

Tema: Mar - Ao Vivo – 15/02/2011 - 21:15h


Capitão Miguel Martignoni recebeu com muito prazer o convite para participar como convidado do programa que vai ao ar no dia 15/02/2011 na TV APARECIDA canal 36 UHF em São Paulo (capital), canal 24 SKY e canal 34 Rede Vida. Onde relatará sua experiência como capitão e amante do mar.

 
TVENDO E APRENDENDO


Educação, prestação de serviço e diversão para toda a família.
Direção: Raul Neto
Produção: Celiane Gomes/ Gabriela Silveira/ Paulo Marques
Apresentação: Nara Nasser e Arildo Carvalho
Reportagens: Ivonete Angélico
Visualizar


PATROCÍNIOS



 
Conheça nossas idéias, entre em contato conosco e faça parte do Projeto Mar de Órion ajudando na construção de um mundo melhor.
Se você possui uma empresa, estamos certos de que poderemos contar com seu importante apoio, o Instituto Mar de Órion coloca-se à disposição para contatos, dúvidas sobre isenções fiscais e outros.
Atualmente contamos com o apoio:








PIRATA DOS OCEANOS

2011

DEPOIS

NOVO MAR DE ÓRION PRONTO PARA AS AVENTURAS DE 2011

ANTES